A importancia da brincadeira na vida da criança
Curso Pedagogia – Estágio 1
RESUMO
Cuidar, educar,brincar andam juntos na vida da criança pequena, que aprende brincando. Brincando a criança esta aprendendo, a ser um ser social,sobre a amizade, aprende sobre o corpo, os movimentos, a explorar o mundo a sua volta.
Palavras-chave: Brincar,Criança,Mundo.
1 INTRODUÇÃO
Cada cultura tem seu modelo de brincar, precisa aprender na sociedade as formas que cada cultura tem de brincar. O brincar é uma forma aprendida, é fundamental que viva com outras crianças e adultos para aprender as varias formas de brincar. No brincar aprende a expressar a afetividade, e a perder ou ganhar, no caso de jogos de regras, aprende a jogar diferentes formas de jogar o mesmo jogo. Uma criança que brincou bastante tem liderança no brincar, tem flexibilidade, desenvolve o raciocínio, o domínio espacial, e isso é fundamental para se tornar um adulto bem desenvolvido.
2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA
O ser humano nasce e cresce com a necessidade de brincar, pois o brincar é uma das atividades mais importantes na vida dos indivíduos. Por meio disso o ser humano desenvolve suas potencialidades, limitações, habilidades sociais, afetivas, cognitivas e físicas. O brincar é ainda uma forma de expressão, com o outro e com o meio. “Para Froebel, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem.” No tempo do desenvolvimento da criança, a mesma cresce e compreende a realidade por meio de brincadeiras, de faz de conta, que em alguns momentos são representações da vida adulta. A criança libera emoções, preferências, brincando de forma diferente, entre elas ou sozinha, a mesma elabora pensamentos sobre o mundo. “O educador Foebel acreditava que as crianças trazem consigo uma metodologia natural que as leva a aprender de acordo com seus interesses e por meio de atividade prática.” A criança é então, um ser social que se