iphone
Estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social. Do nascimento à idade adulta.
Vem de observações, pesquisas com grupos de diferentes faixas etárias e diferentes culturas, estudos de caso, e até o acompanhamento de um indivíduo do nascimento à idade adulta.
Essa teoria explica como e por que o indivíduo se comporta em determinado momento da vida.
O psicólogo e biólogo Jean Piaget (1896-1980) foi o principal teórico da área. O reconhecimento vem pelo rigor científico e pela sua produção teórica aplicada principalmente no campo da educação.
O desenvolvimento humano
Refere-se ao desenvolvimento mental (construção contínua de estruturas mentais) e ao crescimento orgânico.
As estruturas mentais são formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando até chegar a um equilíbrio superior na fase adulta.
Estudar o desenvolvimento humano é importante para sabermos que existem formas diferentes de perceber, compreender e se comportar relacionado a cada faixa etária. A linguagem que usamos com uma criança de 5 anos deve ser diferente da que usamos para um jovem de 14 anos.
Na comunicação social esse conhecimento é valioso
Fatores que influenciam o desenvolvimento humano
Hereditariedade –a carga genética determina as potencialidades que podem ser desenvolvidas.
Crescimento orgânico – aspecto físico/ domínio do mundo.
Maturação neurofisiológica – determina padrões de comportamento. Por exemplo, para se segurar um lápis é preciso ter um desenvolvimento neurológico que uma criança de 2 anos não tem.
Meio – conjunto de influências e estimulações ambientais que alteram os padrões de comportamento.
Aspectos do desenvolvimento humano
Físico-motor – refere-se ao desenvolvimento orgânico, à maturação neurológica, à capacidade de manipular objetos e de exercício do próprio corpo.
Intelectual – capacidade de pensamento e raciocínio.
Afetivo-emocional