A Import ncia do V nculo
É certo que todo ser humano gosta e precisa ser amado. Receber elogios, carinho, acolhimento nos fortalece para vida.
Na correria do dia a dia, expressar esse amor parece ser algo difícil e confuso para muitos pais que estão sobrecarregados em dar conta do trabalho, educar filhos, cuidar da casa e da família, dentre outros. Parece uma loucura!
Atualmente, em nossa sociedade, os pais estão exaustos; sem energia acabam sendo envolvidos pela dinâmica acelerada e desorganizada da vida moderna, não conseguem estabelecer seus próprios limites. Ansiosos em acertar na formação dos filhos criam rotinas que ocupam as crianças com cursos extras, jogos eletrônicos. Infelizmente, todos atarefados não conseguem um momento para o encontro afetivo familiar.
Nessa correria da vida, o vinculo afetivo familiar se torna frágil e distante podendo-se evidenciar sofrimento que chega à clínica psicológica. As crianças expressam seus sentimentos de solidão e de desamparo. Os pais angustiados buscam acolhimento e caminhos para resgatar o que ficou perdido. A boa interação familiar propicia um desenvolvimento mais saudável aos adolescentes e crianças. Pesquisas em psicologia vêm demonstrando que as crianças que são mais apegados com seus pais, independentemente da classe social, tem a autoestima mais elevada, são empáticos e seus índices da criminalidade são mínimos.
Para favorecer a boa interação familiar, lembre-se que a criança sente o amor no tom de voz, no olhar e no toque, muito mais do que nos discursos racionais, nos presentes ou nas atividades. Os pais precisam estar abertos para perceber que as crianças retornam esse amor por meio de abraços, carinhos e gestos. Na família os encontros entre pais e filhos nutrem a carga afetiva tão vital para todos.
A influência da família no processo de recuperação, tendo em vista o resultado de uma de pesquisa realizada na Casa de Recuperação Nova Vida. Observamos como é importante o acompanhamento aos