Rayanne Maioridade Penal
Subtítulo – menores de idade
Maioridade penal
A cada vez que um crime é cometido por um menor de idade, vem à tona a discursão sobre a redução ou não da maioridade penal. Todo crime independente deve ter sua punição adequada independentemente se foi cometido por um menor ou não.
Mesmo o menor de idade tem capacidade para distinguir o certo do errado e assim fazer sua escolha, porem tem de ser levado em conta que a maioria vem de ambientes onde a criminalidade e os índices de violência são altíssimos, o que contribui para sua formação como pessoa.
É muito fácil culpar apenas o jovem e esquecer que o foco real do problema está ligado profundamente a questões como, desigualdade social, pobreza, exclusão social, impunidade, falhas na educação escolar e/ou familiar, individualismo, consumismo e falta de lazer. Esses sim são os reais causadores da violência e com eles a população e os órgão governamentais tem de se preocupar em resolver.
Os índices de crimes hediondos praticados por menores são absolutamente minoritários, sendo assim somente a redução da maioridade não resultaria em nada, antes deve-se haver punições eficazes e a resolução dos problemas citados acima.
Reduzir a maioridade penal somente, só agravaria um outro problema: a superlotação das cadeias públicas brasileiras, e milhões em gastos com novos complexos penitenciários o que seria muito mais vantagem e benéfico para toda sociedade ter esses gastos com a educação e reabilitação desse jovem para que assim possa de fato fazer parte da sociedade e não viver as margens de uma vida sem futuro, afinal de contas o futuro do país são seus jovens e momento eles necessitam de cuidados.
Resenha Crítica feita com base na notícia a baixo
Crimes cometidos por menores continuam a acontecer e chocam cada vez mais o país
Faz um ano, um jovem brasiliense matou sua namorada com um tiro no rosto, pretextando ciúmes. Filmou o assassinato com o celular, compartilhou as imagens nas redes