Resumo vídeo por trás do balcão
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ALIMENTOS – Turma 17
ALINE ALMEIDA DA SILVA
RESUMO DA REPORTAGEM POR TRÁS DO BALCÃO
A reportagem mostra a baixa qualidade sanitária em alguns estabelecimentos que comercializam alimentos na cidade de São Paulo, considerada a capital da gastronomia. Na cidade existem mais de 60.000 estabelecimentos deste tipo entre padarias, bares e restaurantes.
Um produtor do programa Conexão Repórter, do SBT se infiltrou em estabelecimentos pra mostrar como eles funcionam. O produtor conseguiu emprego em cinco estabelecimentos que comercializam alimentos e, com uma câmera escondida ele filmou cenas alarmantes. Nestes estabelecimentos não há qualidade sanitária, existiam coisas absurdas como água para consumo armazenada próximo ao banheiro, reaproveitamentos de alimentos que deveriam ser descartados (arroz que voltou da mesa do cliente), utensílios sujos, carnes armazenadas sem refrigeração e em contato direto com o piso, talheres lavados sem o uso de esponjas utilizando-se só água e detergente, uma área que continha lixo e alimentos juntos e ainda servia de banheiro para os homens.
Foi mostrada uma ação da Vigilância Sanitária de São Paulo, as fiscais visitaram uma padaria. Clientes compraram um produto nesta padaria e o produto estava com larvas. As clientes fizeram um vídeo denunciando o estabelecimento e foi visitado pela Vigilância. A situação da padaria era alarmante, haviam vários produtos vencidos, frios armazenados sem refrigeração, alimentos porcionados sem data de validade e sem proteção, equipamentos em condições inadequadas, fiações elétricas expostas facilitando o risco de choques, alimentos vencidos e a padaria estava funcionando mesmo estando em reforma. Todos os alimentos encontrados fora dos padrões foram descartados e a padaria foi interditada pela Vigilância. Dias depois o repórter Roberto Cabrini foi aos estabelecimentos mostrados. O proprietário da padaria