A Import Ncia Do Aquecimento
O aquecimento é a primeira parte da actividade física e tem como objectivo preparar o indivíduo tanto fisiologicamente como psicologicamente para a mesma. A realização do aquecimento tem como objectivo obter o estado ideal psíquico e físico, prevenir lesões e criar alterações no organismo para suportar um treinamento, uma competição ou um lazer, onde o mais importante é o aumento da temperatura corporal.
O aumento da temperatura corporal resulta nos seguintes benefícios: aumento da taxa metabólica; aumento de fluxo sanguíneo local; melhoria da difusão do oxigénio disponível nos músculos; aumento da quantidade de oxigénio disponível nos músculos; aumento da velocidade de transmissão do impulso nervoso; diminuição do tempo de relaxamento muscular após contracção; aumento da velocidade e da força de contracção muscular; melhoria na coordenação; aumento da capacidade das articulações a suportar peso.
Pesquisas provam que a capacidade de fazer actividades físicas tende a melhorar com o aumento da temperatura, pois reduzem as probabilidades de ocorrerem lesões. Para uma determinada quantidade de exercício, é necessário menos oxigénio após o aquecimento.
As temperaturas musculares abaixo da temperatura do corpo tendem a aumentar a viscosidade muscular causando uma sensação de inércia, rigidez e fraqueza nos músculos. A contracção muscular também parece ser mais rápida e com maior força quando a temperatura do músculo fica ligeiramente elevada acima da temperatura do corpo.
A sensibilidade dos receptores nervosos e a velocidade de transmissão dos impulsos nervosos são afectadas pela temperatura, e, portanto, foi sugerido que as temperaturas mais altas aumentam a função do sistema nervoso. Acredita-se que a melhoria de funcionamento do sistema nervoso produzida pelo aquecimento seja especialmente benéfica aos atletas praticantes de desporto que exigem movimentos complexos de várias partes do corpo. A transmissão rápida desses sinais