A IMPORT NCIA DA F SICA
Física Geral e Experimental I cmrd/15 A importância da Física para a formação do Engenheiro.
O ensino formal de Engenharia teve início na França em 1.747 na “École des Points et Chaussées”, posteriormente se estendeu para Alemanha e Estados Unidos. No Brasil, o primeiro curso de Engenharia (1.811) ocorreu na “Academia Real Militar, destinado somente aos militares; o primeiro curso destinado a civis (não militares) iniciou-se somente em 1.823.
A Física é uma ciência em plena transformação, pois, ao mesmo tempo em que modifica o mundo, permite ser modificada por ele. Isto acontece porque nossa compreensão de mundo é continuamente alterada por processos sociais, culturais e tecnológicos. Como ciência a Física se ocupa da investigação teórica e experimental dos fenômenos naturais no campo da matéria e energia, em seus aspectos mecânicos, térmicos, elétricos, magnéticos e luminosos e da aplicação dos resultados desses estudos na área acadêmica e tecnológica, e fazer as generalizações que são a base para invenções capazes de mudar o percurso da história da humanidade.
Os conhecimentos proporcionados pela Física permitiram ao ser humano uma série de progressos, o principio da ação e reação, por exemplo, é explorado pelos motores a jato que movem os aviões modernos. Fontes de energia, como a elétrica e a nuclear, puderam ser utilizadas. Sem as formas de energia produzidas pelos fenômenos físicos, os avanços do mundo moderno não teriam sido possíveis. Na saúde o conceito da calorimetria é muito útil para determinar o valor energético dos alimentos, lentes convergentes e divergentes podem ser empregadas para resolver problemas de visão como a miopia e a hipermetropia. A astronomia utiliza os conceitos físicos na tentativa de desvendar os mistérios do universo.
Do ponto de vista interdisciplinar, a Física está comumente associada à matemática pela clareza que essa linguagem possui para tratar a realidade. Entretanto, há também a relação com outras