A Import Ncia Da Avalia O No Ensino Superior
RESUMO
Este trabalho tem como finalidade o estudo da importância da avaliação no ensino superior e da necessidade de evolução dos atuais métodos avaliativos. Através de análise de quatro textos de monografias e dois livros, buscou-se compreender os processos estimativos como mecanismos auxiliares na aprendizagem do aluno e não como forma de castigo e/ou punição. O desfecho certificou que para um método avaliativo eficaz exige-se um estudo pedagógico crítico e avaliativo onde o foco precisa ser redirecionado para a real e autêntica aprendizagem do aluno.
INTRODUÇÃO
Visando promover um pensamento reflexivo nos educadores universitários a respeito dos conceitos avaliativos correntes, este trabalho planeja difundir um conceito anteriormente conhecido, mas nem sempre muito utilizado pelos mestres atuais.
Dentre os vários autores que dissertam sobre o assunto, destacam-se HOFFMANN, CACHAPUZ, BRITO e MOROSINI, onde confirmam que exames estimativos atuais utilizam-se de objetivos contrários a real pretensão do ensino, onde tendem a utilizar os mesmos mecanismos de nossos antecessores, transformando a docência em mero método de repetição de informação.
OS CONCEITOS AVALIATIVOS TRADICIONAIS
Tradicionalmente, ainda no Ensino Superior, as notas e conceitos são métodos avaliativos determinantes da vida escolar do aluno; responsável, por sua permanência ou exclusão escolar, elas têm representado a quantidade de informações assimiladas pelo discente, embora nem sempre isso condiz com a realidade atual.
Avaliar, segundo Luckesi (1998), significa: determinar a valia ou o valor de; apreciar ou estimar o merecimento de; avaliar um caráter; avaliar um esforço; etc. Resumindo, avaliar é atribuir valor para a aferição do conhecimento com atribuição de créditos.
Atualmente, observa-se que a avaliação do sistema educacional encontra-se centrada no professor e se caracteriza pelo autoritarismo, onde avaliar é classificar, e em alguns