trabalho ivan carlos queiroz
Doenças
Causadas por vírus em culturas no Mato Grosso do Sul
Março de 2015
“Universidade Anhanguera UNIDERP”
Doenças
Causadas por vírus em culturas no Mato Grosso do Sul
Março de 2015
Doenças causadas por vírus no cultivo do milho são as seguintes:
Rayado Fino (Maize Rayado Fino Virus)
Importância e distribuição: A virose Rayado Fino, também denominada risca, pode reduzir a produção de grãos em até 30% e ocorre nas principais regiões produtoras de milho. Essa doença é transmitida e disseminada pela cigarrinha Dalbullus maidis. Sintomas: Os sintomas característicos são riscas formadas por numerosos pontos cloróticos coalescentes ao longo das nervuras, que são facilmente observados quando as folhas são colocadas contra a luz .
Mosaico comum do milho (Sugarcane Mosaic Virus-SCMV)
Importância e distribuição: O mosaico comum do milho ocorre, praticamente, em toda região onde se cultiva o milho. Calcula-se que essa doença pode causar uma redução na produção de 50%.
Sintomas: Os sintomas caracterizam-se pela formação nas folhas de manchas verde claras com áreas verde normal, dando um aspecto de mosaico. As plantas doentes são, normalmente, menores em altura e em tamanho de espigas e de grãos.
Doenças causadas por vírus no cultivo da soja são as seguintes: Mosaico comum da soja (vírus do mosaico comum da soja-VMCS)
Sintomas:
Plantas infectadas apresentam folhas encarquilhadas, com algumas bolhas e com mosaico distribuído irregularmente sobre o limbo foliar . A maturação é atrasada e é comum encontrar plantas verdes no meio de plantas já amadurecidas. Genótipos suscetíveis produzem sementes com manchas marrons ou pretas, de acordo com a cor do hilo. Há genótipos suscetíveis que não produzem sementes manchadas. Sementes sem manchas podem transmitir o vírus e originar plântulas infectadas. No entanto, nem todas as sementes manchadas originam plântulas