a imagem de cidade 1
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – UniCeub.
Aluna: Giovanna Reis de Carvalho Grazziotin Gomes RA. 21051373
Professora: Leila Bueno
Resumo - A Imagem de Cidade – Kevin Lynch
Capítulo 1 – Legibilidade, Construção de Imagem, Estrutura e identidade, Imaginabilidade. Legibilidade ou clareza é algo que vai muito além da dimensão espacial e complexa da cidade em si, mas abrange a percepção e compreensão do meio pelos seus habitantes. Estruturar e identificar o ambiente são uma capacidade universal. O observador tem papel ativo na percepção do mundo e no desenvolvimento de sua imagem; deve ser capaz de transformá-la e ajustá-la as necessidades variáveis. Devemos buscar uma ordem passível de continuidade em seu desenvolvimento.
Construção da imagem; capacidade de formar o meio selecionando, organizando e conferindo significado aquilo que vê – um processo interativo e individual. A imagem mental adquire identidade através da familiaridade.
Imagem composta por identidade, estrutura e significado.
Imaginabilidade (legibilidade ou visibilidade – em um sentido mais profundo); característica que confere a probabilidade de evocar a uma imagem forte; Relação não somente visual, mas também sensitiva.
Capítulo 2 – Cidades americanas Boston – Bairros muito característicos, ruas tortas e confusas. Uma cidade suja e constituída basicamente de edificações sem tijolos vermelhos, simbolizada pela Assembleia Legislativa. Com a limitação do Rio Charles. Não há estacionamentos e é visível o contraste entre ruas largas e estreitas. Cidade carece de lazer e possui um caráter individualista. Ruas principais correm paralelas ao rio que cerca a cidade. Presença do porto. Jersey City – Pouca atividade central própria; seu centro foi sufocado pela criação artificial da Praça do Jornal – importante centro comercial – com a linha Hudson Boulevard. Cruzada por rodovias e vias elevadas (fragmentadas) além de ser dividida em bairros étnicos e de classe. Cidade