Fichamento: Lynch, Kevin. A imagem da cidade. Capítulos 1 e 3.
O contemplar das cidades pode ser algo muito agradável. O design de uma cidade é uma arte temporal, porém raramente se é usada sequencias controladas e limitadas. Devemos lembrar que as pessoas e as atividades são elementos fundamentais da cidade, e que participam ativamente dela. Durante a percepção da cidade, praticamente todos os nossos sentidos estão envolvidos, fazendo da imagem um composto resultante destes.
Na cidade, a vivência é dada através dos seus arredores, as sequencias de elementos e também através da lembrança de experiências passadas. Cada cidadão faz parte da imagem da cidade, e também possuem algumas associações com lugares desta. A cidade não é apenas um objeto percebido, ela pode ficar estável por um tempo. Contudo, ela está sempre se modificando através de detalhes.
Legibilidade:
A legibilidade não é a única característica importante de uma bela cidade, sua importância se dá quando consideramos os ambientes na escala urbana através de seu tamanho, tempo e complexidade. Para entender isso, devemos levar em consideração a cidade do modo em que seus habitantes a enxergam.
Através do processo de orientação, o principal elo é a imagem do meio ambiente, e a imagem generalizada que cada individuo possui sobre o mundo. A nossa necessidade de reconhecer e padronizar o ambiente em que vivemos vem do nosso passado, e está enraizada em cada individuo. Essa necessidade é de enorme importância prática e emocional.
Com uma imagem clara, nos podemos ter uma locomoção mais rápida e mais fácil, como encontrar a casa de um amigo. Porém, um ambiente ordenado pode fazer bem mais do que isso; ele pode servir como um sistema de referências. Uma imagem clara do entorno constitui uma base para o desenvolvimento individual, uma boa imagem ambiental oferece um importante sentimento de segurança emocional, pode estabelecer uma relação de harmonia entre ele e o mundo exterior. Na verdade, um ambiente característico