A imagem da geografia e do ensino da geografia pelos professores das séries iniciais.
Texto: A IMAGEM DA GEOGRAFIA E DO ENSINO DA GEOGRAFIA PELOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS.
Artigo de: Natanael Reis Bonfim.
O presente artigo trata sobre algumas questões problemáticas no ensino da Geografia e em foco principal, de que forma as práticas de ensino de geografia acontecem abordando das séries iniciais e no ensino regular no geral. O autor destaca que no Brasil e no mundo percebe-se que ensino da Geografia mantém, ainda, uma prática de ensino tradicional, tratando-se que a aprendizagem se reduz apenas a memorização e uso do livro didático sem outras alternativas, que possam despertar interesses e curiosidades nos alunos afim de que possam ser eles pensantes e inovadores do ambiente sócio-espacial de onde vivem.
Segundo SILVA (1997): “... Todo docente de Geografia deve criar nos alunos a capacidade de identificar e analisar, as diferentes escalas, as alterações que as diversas sociedades humanas estabelecem com seus territórios, querem na utilização do espaço, quer no aproveitamento dos recursos naturais, quer na valorização dos resultados de tipo econômico, social, político e ambiental destas mesmas mudanças.”.
No entanto, é possível observar que este artigo desperta reflexões sobre a prática educativa em ministrar o conteúdo de Geografia, ressaltando a problemática em três pontos distintos: os estudos sobre a geografia escolar, a geografia científica e a realidade geografia escolar. Ressalta também as dificuldades aumentam quando se tem professor com formações de magistério além dos enfrentados por professores de outro nível.
Enfim, este texto nos ajuda a pensar e refletir sobre as práticas pedagógicas sem métodos tradicionalistas, procurar dinamizar e criar novas formas de