a igualdade de generos
Para entender bem o que é a igualdade de género temos que distinguir sexo de género.
Sexo pertence ao domínio da biologia e traduz o conjunto de características biológicas e fisiológicas que distinguem os homens das mulheres.
Já género é um conceito social que nos remete para as diferenças existentes entre homem e mulher, essas diferenças não são de carácter biológico mas resultantes do processo de socialização. Este conceito descreve assim o conjunto de qualidades e de comportamentos que a sociedade espera dos homens e das mulheres, formando a sua identidade social. As relações de géneros são classificadas por:
Serem diferentes de cultura para cultura, de religião para religião e de sociedade para sociedade;
Serem influenciadas por diferentes factores como a etnia a classe social e a condição e situação das mulheres;
Evoluírem no tempo;
Distinguirem-se pela sua desigualdade havendo uma hierarquização dos géneros pela qual os homens têm um lugar privilegiado em relação ás mulheres.
A igualdade de género significa igualdade de direitos e liberdade para a igualdade de oportunidades de participação, reconhecimento e valorização de mulheres e de homens em todos os domínios da sociedade, político, económico, laboral, pessoal e familiar.
Na minha opinião se pararmos um pouco para pensar vamos perceber que a participação das mulheres no mercado de trabalho tem aumentado mas que a participação dos homens na vida familiar tem se mantido igual ou seja não acompanha o crescimento da participação das mulheres, deste modo um olhar mais atento pela situação e participação das mulheres e dos homens na sociedade atual permite-nos perceber que é importante falar e compreender a importância da adopção deste principio.
É importante falar na igualdade de géneros porque:
A participação desigual entre os homens e as mulheres no mercado de trabalho, facto que se reflete na existência do Gap salarial (desigualdade salarial) entre homens e mulheres;
Na