A igreja, o tomismo e o serviço social
• PERGUNTAS.
1°) Defina cosmologia e sua relação com o nascimenoda filosofia.
R: A Filosofia surge como Cosmologia (lógos = razão, palavra, discurso, contar, calcular), ou seja, a compreensão de que o mundo é, sim, organizado, mas os fundamentos de suas explicações não são meramente seres antropomórficos, mas conceitos de nossa própria racionalidade. A Filosofia surge para substituir o modelo mitológico-cosmogônico, pelo cosmológico-racional. Não quer dizer que o processo anterior seja irracional, mas apenas se constitui como uma lógica imanente, no sentido de se atrelar ao psicológico ou a conteúdos que deem forma aos argumentos, enquanto que a Filosofia, ao se fazer e se constituir, vai propor o modelo inverso, qual seja, em que a forma lógica constitui melhor os conteúdos do pensamento, ascendendo ao verdadeiro conhecimento.
2º) Qual a relação entre mito e filosofia?
R: A filosofia teria mascido por uma ruptura racional com os mitoa, sendo a primeira explicação cietinfica da realidade produzida pelo ocidente. A segunda resposta foi a parti de meados do século xx, quando os estudos antropólogos e dos históriadores mostraram a importância dos mitos na organização social em cultural da sociedade e como os mitos estão profudamente estranhados dos modos de pensar e de sentir de uma sociedade.
3°)Aponte e discurta os fatos históricos que foram decesivos para o surgimento da filosofia.
R: Através da viargem marítima, que permitiram aos gregos descobrir que não havia deuses ou heróis ou qualquer outros seres fabulosos, e isto permitiu desmentir os mitos produzidos por alguns filosofos.
A invenção do calendário: forma de calcular o tempo e que mostra o tempo se repertindo no caso das quatro estações do ano; algo repetitivo que eles não compreendiam e pensavam que quem a produzia era forças dívinas.
A invenção da moeda: era uma moeda imaginaria como forma de