A igreja holandesa de Ifá
Texto de Ifá
Todos os textos de Ifá deste site são baseados em fontes otodoxas. A verão poética, entretanto é minha própria.
Já que ninguém pode soprar o vento, ter direitos autoriais da Terra, ou reinvidicar a posse dos céus, eu não terei direitos na Sabedoria da natureza, que fala através desses versos.
Deixo meu texto livre para cópia e distribuição, mas gostaria de ter um crédito como: “Original, arranjo de Jaap Verduijn, ou algo similar.
A coleção está crescendo lentamente, mas considerando o grande número de textos que tenho obtido, levarei um longo tempo para colocá-los aqui.
O sistema de adivinhação de Ifá, mais do que qualquer coisa, já é uma religião de
Ifá-Orixá, em si mesma, outorgando um sentido maior de mudança em minha vida.
Eu considero Ifá, exatamente como um espelho ou uma janela para a alma.
As coisas que vemos lá não são todas agradáveis, mas podemos mudar o que não gostamos: os textos de Ifá nos orientam o caminho.
Jaap Verduijn
OS OLHOS DO CAMINHO DOS DEZESSEIS BÚZIOS
1. OGBE MEJI
(Ejiogbe)
“Quando lavamos nosso rosto, quando lavamos nosso nariz, nós terminamos abaixo de nosso queixo” era lançado para Orunmilá, no dia estava indo receber o poder de Oludumare.
Orunmilá fez sacrifício, e Oludumare deu autoridade (poder) para ele: “tudo o que Orunmilá dissesse se tornaria verdade e viria a acontecer.”
Este é o motivo pelo qual, a partir daí, nós dizemos:
“Ashé”
Orunmilá diz que isto deve ser feito pouco a pouco, eu digo que é pouco a pouco que nós comemos a cabeça do rato, que é pouco a pouco que nós comemos a cabeça do peixe.
O primeiro que viesse ver de (lagune) e receber a cabeça da vaca era o mais importante, em tempos passados, em Ifé.
Nós não somos tão altos como o elefante,
nem somos tão poderosos como o búfalo as roupas que nós usamos em nossos corpos não são tão bonitas como as roupas que nós usamos por fora (para sair)
O rei não é tão grande como Oni
O colar