A igreja de cristo
1) Os judeus, que eram todos os descendentes de Israel, não importando onde tivessem nascido. Os judeus pensavam que o Deus Todo Poderoso (El Shadday) era somente para eles. Pensavam que o Messias viria somente para eles.
2) Os gentios, que eram todos os demais, também não importando onde tivessem nascido.
- Os apóstolos saíram pregando e os primeiros gentios a se converteram o foram por meio de Pedro (At 10). E Paulo foi conhecido como o apóstolo dos gentios.
“Devemos lembrar que Deus não faz acepção de pessoas e deseja salvar todos”. Isso ficou bem claro quando Jesus disse: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado (Marcos 16:15-16).
.........................................................................................................................
1 - O Concilio de Jerusalém foi uma reunião inicial entre as lideranças cristãs nos meados do século I, para abordar se os gentios (não-judeus) deveriam seguir costumes da religião israelita.
2 - Entre alguns da Judeia estabeleceu-se uma dúvida e uma polêmica: saber se os gentios, ao se converterem ao cristianismo, teriam que adotar algumas das práticas antigas da Lei Mosaica para poderem ser salvos, inclusive o fazer-se circuncidar.
O apóstolo Paulo, ao levar o cristianismo a outros povos, não exigia a circuncisão desses novos cristãos. Diante disso os presbíteros de Jerusalém se reuniram em torno de Tiago, o Justo' para fazer valer a "obrigatoriedade da circuncisão". Após algumas discussões sobre a polêmica, o apóstolo Tiago Concluiu: - Pelo que, julgo eu, não devemos perturbar aqueles que, dentre os gentios, se convertem a Deus, mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, bem como das relações sexuais ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangue. Porque Moisés tem, em cada cidade, desde tempos antigos, os que o pregam nas sinagogas, onde é lido todos os