A igreja católica e seus Ministerios
É missão da Igreja, através da ação evangelizadora, viver o mandamento do amor e a defesa da vida (Jo 10,10). A sua missão não é responsabilidade de alguns, mas de todos. Todos e todas são chamados a um serviço ou ministério, tanto na Igreja como na sociedade. Deste entendimento brotam todos os ministérios, nenhum mais importante do que o outro, pois todos devem estar a serviço da vida, da comunidade, indo ao encontro dos afastados e excluídos, para a edificação da comunidade, que é o Corpo de Cristo. (Jo 13,1ss)
Há ministérios ordenados (bispo, padres, diáconos permanentes) e ministérios não ordenados (consagrados e consagradas, leigos e leigas). Os ministérios e serviços pastorais emergem das necessidades da comunidade. Entre eles, enumeram-se: Animadores e Animadoras de Grupos de Família, Catequistas, Animadores e Animadoras da Palavra/Liturgia, Ministros e Ministras da Comunhão, Batismo e Testemunhas Qualificadas do Matrimônio, Pastoral Vocacional, Pastoral da Bênção, Pastoral da Visitação e da Acolhida, Agentes da Pastoral da Saúde, Pastoral dos Idosos, da Juventude, da Coordenação, Festeiros e Festeiras, Conselheiros e Conselheiras, Líderes da Pastoral da Criança, Agentes Cáritas, Legionárias, Apostolado da Oração, Movimentos Eclesiais, Coroinhas e Infância Missionária, Pastoral do Dízimo, Secretaria Paroquial, Administração.
UMA IGREJA CELEBRATIVA
A comunidade reunida na fé, perseverante na escuta e na prática da Palavra, na comunhão fraterna, no partir do pão nas casas e no templo, atualiza a presença de Jesus, o Senhor Ressuscitado, experimentando verdadeiramente, “Ele está no meio de nós”. Por isso na igreja que queremos, a comunidade celebra sua vida litúrgica, os sacramentos, as festas, datas e fatos significativos. A celebração eucarística, as celebrações dominicais da Palavra, presididas por leigos e leigas, o encontro semanal dos Grupos de Família, são espaços privilegiados da igreja celebrativa. O modo como a