Hardware
Primeiramente é necessário entender o conceito de hardware. Hardware é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. Como exemplo podemos citar: placa de som, modem, placa mãe, processador, memoria RAM etc.
PROCESSADORES
Intel
O processador é comparado em atividade e importância para o computador com o cérebro humano.
Foi um dos que teve uma das mais rápidas evoluções da história da informática. Tendo começado com proporções muito maiores do que as atuais. Uma vez lembrado o processador, provavelmente uma das primeiras marcas que lhe vem à mente é a Intel. E não é sem motivos, a grande fabricante da linha de processadores x86 (utilizado na maioria dos computadores atuais) sempre investiu pesado nesta categoria de produtos, tentando oferecer cada vez mais qualidade de processamento em tamanhos menores para seus usuários.
A Intel foi fundada em 1968, inicialmente utilizando o nome de NM Eletronics. Posteriormente, foi modificado para INTegrated ELetronics ou INTEL. Seus primeiros produtos foram memórias SRAM (Memória estática de acesso aleatório). Na década de 70 a Intel expandiu seus processos produtivos para manufatura em larga escala, ainda tendo como produto principal memórias. Em 1971 lançaram seu primeiro microprocessador e um microcomputador em 1972, embora antes da década de 80 o foco da companhia estivesse voltado para a produção de memórias DRAM (Dynamic Random Access Memory ou, em português, Memória dinâmica de acesso aleatório). Devido a alta concorrência e ao sucesso alcançando pelo computador pessoal lançado pela IBM em 1981, a empresa alterou seu produto principal para microprocessadores.
Abaixo você acompanha a linha de evolução dos processadores da Intel:
O Intel i286, foi lançado em 1982 pela Intel e passou a ser utilizado primeiramente pela IBM no