A IGREJA ANGLICANA
Igreja Anglicana
Igreja da Inglaterra
Abadia de Westminster
Orientação
Protestante, Católica eReformada
Origem
Século XVI
Sede
Church House, Great Smith Street, Londres
Número de membros
13,4 milhões
Países em que atua
Inglaterra, Ilha de Man, Ilhas do Canal, Europa Continental,Gibraltar
A Igreja da Inglaterra (em inglês: Church of England), também denominada Igreja Anglicana ou Anglicanismo é a Igreja e a denominação cristã estabelecida oficialmente na Inglaterra, a matriz principal da atual Comunhão Anglicana ligada à Sé de Canterbury, Inglaterra, bem como é membro-fundador da Comunhão de Porvoo. Fora da Inglaterra, a Igreja Anglicana é geralmente denominada de Igreja Episcopal, principalmente nos Estados Unidos da América e países da América Latina.
A Igreja da Inglaterra compreende-se como católica e reformada:
Católica, na medida em que se define como uma parte da Igreja Católica[1] de Jesus Cristo, em perfeita e válida continuidade com a Igreja apostólica.
Reformada, na medida em que ela foi moldada por alguns dos princípios doutrinários e institucionais da Reforma Protestante do século XVI, nos princípios presbiterianos (ou calvinistas). O seu caráter mais Reformado encontra-se na expressão dos Trinta e Nove Artigos de Religião, elaborado em 1563[2] como parte do estabelecimento da via média de religião sob a rainha Elizabeth I da Inglaterra. Os costumes e a liturgia daIgreja da Inglaterra, expresso no Livro de Oração Comum (em inglês, The Book of Common Prayer - BCP), são baseados em tradições da pré-Reforma, com influência dos princípios da Reforma litúrgica e doutrinária de inspiração protestante.
Porém, compreende-se também como Protestante, na medida em que não está subordinada ao Vaticano nem ao papa.[3]. www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/.../anglicanismo.p.. Assim , em 1534, a Igreja Anglicana voltou a separar-se da Igreja Romana por ...países e que tem como símbolo de unidade e