Agronomia
Esse profissional está capacitado a se envolver e intervir em todos os passos do processo do agronegócio, desde o plantio, ou da criação de rebanhos, até chegar à comercialização, de fato. Entre suas funções, encontram-se planejamento, organização e acompanhamento de aspectos como o combate a pestes ou pragas, cuidado no cultivo do solo, combate a elementos predatórios ao cultivo, o armazenamento correto e a distribuição da própria safra.
Tem, entre suas atribuições, o cuidado com animais, no que se refere à saúde, alimentação reprodução e abate. Pode, inclusive, gerenciar armazenamento, industrialização e comercialização de alimentos, tanto de origem vegetal quanto animal.
A formação em Agronomia, envolve, primeiramente, matérias exatas e da área de Biologia – até cerca do quarto período. A seguir, como conteúdo profissionalizante, o aluno tem contato com diversas subáreas da engenharia rural, como: engenharia florestal, agricultura, ciência do solo, entre outras. Há diversas aulas, de cunho prático, que envolvem visitas a campo e laboratório. O curso completo tuda 5 anos, ou 10 semestres.
Em média, esse profissional, que é bastante requisitado, por cuidar de uma área estratégica para a economia e a vocação natural do Brasil para o agronegócio, pode ganhar inicialmente, em média, R$ 3.732,00, por uma jornada de 6 horas diárias.
Áreas de Atuação do Agrônomo
Agrônomo
Entre as áreas profissionais que podem ser exercidas por um Agrônomo, temos, por exemplo:
Administração rural
Deve gerenciar as diversas unidades de produção das propriedades em zonas rurais, estudando desde o planejamento de compras, chegando até o gerenciamento, tanto de equipamentos, quanto de contratação de pessoal;
Defesa sanitária
Auxilia no combate de