A Iboga Na
Descrição
A Tabernanthe iboga é uma planta de origem africana que tem despertado interesse de pesquisadores, pois tem efeito sobre o sistema nervoso central. Foi elucidada em 1901, onde foi isolado seu alcaloide principal a “ibogaína”. Há notícia de que ela teria sido usada no Ocidente desde o início do século XX, no tratamento de gripe, neurastemia, doenças infecciosas e relacionadas ao sono. É encontrada nos Camarões, Gabão, República Central Africana, Congo, República Democrática do Congo, Angola e Guiné Equatorial. Onde o alcaloide ibogaína, é extraído da casca da raiz (LABATE, 2001).
Figura 1: Tabernanthe iboga – visão geral Fonte: http://psychotropicon.info/tabernanthe-iboga-iboga/ (acesso em:10/06/2013)
A iboga é utilizada por curandeiros tradicionais de algumas regiões africanas como por exemplo bacia do Congo Guinea Equatorial, Camarões e, sobretudo no Gabão, onde membros importantes das hierarquias políticas e militares do país são adeptos e também na religião do Bouiti. Aproveita-se principalmente a casca da raiz, mas também se atribui propriedades medicinais às folhas, a casca do tronco e a raiz. No Gabão, a raiz e a casca da raiz são encontradas facilmente nas farmácias tradicionais e nos mercados das principais cidades (LABATE, 2001).
Figura 2: cidades, rios e outras localidades nomeados no mapa onde se encontram relatos da planta.
Fonte:( POPE, 1969)
Por meio de pesquisas, cientistas afirmam que o princípio ativo ibogaina pode ser usado no alívio da sintomatologia da abstinência da heroína e opiáceos (LABATE et al.,2009). Este trabalho visa analisar por meios de pesquisas de artigos científicos a planta Tabernanthe iboga onde vai ser estudado seu principio ativo a ibogaina e sua importância para a medicina.
Tabernanthe iboga
Inúmeros alcaloides apresentam propriedades no sistema nervoso central, sobretudo os derivados de alcaloides indólicos que ocorrem em diversas plantas utilizadas pelos ameríndios e pelos