A história é um campo de possibilidades
Os estudos históricos são fundamentais para a construção da identidade social do individuo, uma vez que possibilita a percepção dele como sujeito e agente da História ao identificar as relações dos diferentes grupos humanos em tempos e espaços diversos.
Não podemos perder de vista a Historia como um processo, algo em construção permanente, do qual todo participou. Todos nós somos sujeitos da História. Partimos da realidade que lhe é mais próxima ,espaço em que a socialização tem seu inicio , quer seja em casa, na escola ou no mesmo bairro. É importante ressaltar que essa história vivenciada não é um fim, mas um principio de reflexão, que usa a pesquisa como um instrumento valioso para a formação do aluno.
O ensino da História deve oferecer ao aluno um estímulo para compreensão da realidade. É importante que ele seja motivado a falar, expor suas idéias sobre variados conteúdos históricas, debatê-los com os colegas. Dessa maneira , o aluno se intera do conteúdo, aumenta o numero de informações que possui, construindo e ampliando cada vez mais o próprio conhecimento.
O ensino da História deve contribuir para a formação de cidadãos conscientes da importância de sua participação social, preocupados em resgatar e respeitar o patrimônio histórico. O conhecimento e a compreensão da natureza social e individual do ser humano, a consciência da realidade em que vive para o reconhecimento de sua herança cultural e coletiva também devem ser objetivos do ensino de História. O ponto de partida da disciplina é a compreensão da vida cotidiana de cada aluno,