Historia e sistemas da psicologia
Kleber Prado Filho
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822011000300003&lang=pt
Resumo Elaborado pelo grupo
Através deste artigo, o autor Kleber Prado Filho apresenta a historia da Psicologia social no Brasil de uma forma a contemplar não só fatos já tidos como verdades cientificas, mas todas as nuances que permeavam os acontecimentos importantes tanto no surgimento quanto no desenvolvimento. Este artigo pode ser tido como uma analise arqueológica da Psicologia no nosso país, visando sua abordagem mais social, ligado com a Sociologia, Antropologia e Historia. São abordadas as possibilidades que rodeavam o possível marco do surgimento e sua diferenciação para as outras áreas da Psicologia tal como sua relação com questões políticas ao longo do século passado e ate a data presente.
Psicologia & Sociedade
Print version ISSN 0102-7182
Psicol. Soc. vol.23 no.3 Florianópolis Sept./Dec. 2011 http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822011000300003 Para uma arqueologia da psicologia social1 An archeological analysys of the social psychology
Kleber Prado Filho
Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil
RESUMO
Este artigo busca, a partir de uma perspectiva metodológica de Michel Foucault, traçar uma história arqueológica da Psicologia Social no Brasil. Deslocando-se de uma análise epistemológica que se pergunta sobre a cientificidade e a validade ou verdade de pressupostos, conceitos e técnicas aplicados no campo, a reflexão aqui empreendida coloca em questão seus movimentos e tendências históricas, os enfrentamentos e rupturas observáveis entre as diversas abordagens ali circulantes, bem como a emergência desta multiplicidade de objetos que se formam e se sucedem neste domínio de conhecimentos e práticas ao longo do século XX e neste início de século XXI.
Palavras-chave: arqueologia; história; psicologia social; Michel Foucault.