A história e a cultura afro
O presente trabalho tem como objetivo a CULTURA AFRO-BRASILEIRA, apresentando como tema A HISTÓRIA E A CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO.
A CULTURA AFRO-BRASILEIRA baseado na lei nº 10.639, de 09 de Janeiro de 2003, porem a presente lei não é devidamente cumprida no sistema educacional brasileiro.
Professores e educadores não tem recursos e material didático suficiente, embasado na lei para que se tenha um efetivo cumprimento na gestão educacional.
Segundo a professora Vera Verônica “O professor tem muita dificuldade para trabalhar esse conteúdo com os alunos, pois eles tem um livro para cumprir, e se isso não esta incluído no conteúdo, o professor tem que buscar recursos para esse caminho buscar sozinho esse vies’’
Com base nisso, podemos observar que toda sociedade, atrvéz da educação pode ser transformada, porém o uso de tais recursos educacionais na área afro-brasileira depende muito da determinação, disposição e desejo do educador por se tratar de um assunto de pouca inclusão embora a lei pede que o conteúdo seja incluído seja incluído
Sabemos que a transformação da sociedade é complexa, ainda mais em uma sociedade preconceituosa, apesar da população ser formada por mixigenação de raças.
Para que a valor e a beleza da cultura afro possa ser reconhecida, o caminho é a educação pois não temos como trabalhar a educação e a cidadania sem reconhecer quem somos e de onde viemos.
É importante que o educador tenha conhecimento sobre o assunto, para que ao ser trabalhado em sala de aula, não seja tratado como mito ou