A História e Biografia de Maimônides
O grande líder religioso judeu e filósofo Moses Ben Maimon – mais conhecido como Maimônides – nasceu em Córdoba na Espanha, em uma família de eruditos, no ano de 1135 e morreu no ano de 1204. Mostrou seu talento intelectual cedo e poderia ter levado uma vida confortável na Espanha moura, não fosse a chegada de uma seita muçulmana de fanáticos conhecida como os almôadas. A família inteira de Maimônides deixou Córdoba para escapar à perseguição, viajando pelo Marrocos e Palestina antes de se estabelecer no Egito.
Após a morte do pai, Maimônides aprendeu medicina para sustentar a família. Tornou-se médico de destaque na corte de Saladino, o líder muçulmano do Egito. Ao mesmo tempo, era visto pelos judeus do Egito como seu principal rabino, juiz e administrador.
Maimônides.
Embora Maimônides se interessasse mais pela filosofia religiosa, ele também demonstrava profunda curiosidade pela ciência helenística e pela filosofia grega, em particular pelos pontos de vista de Aristóteles. Maimônides ”provou” a existência de Deus usando uma fórmula desenvolvida por Aristóteles. Também usava a corrente mística do judaísmo em sua abordagem. Declarou que era impossível definir a presença inexprimível de Deus, portanto, seria melhor defini-lo pelo que Ele não é. Era mais apropriado dizer ”Deus não é injusto” do que fazer declarações afirmativas como ”Deus é justo”. Maimônides argumentava que só era possível teorizar sobre as atividades de Deus, e não sobre sua essência, que estava além do entendimento do intelecto humano.
Maimônides também escreveu outras obras importantes. Condensou o Calendário do Mishná, em que formulou os Treze Artigos da Fé. Esses princípios afirmavam as crenças judaicas tradicionais, foram depois incorporados ao Livro de Oraçães Diárias e continuam sendo o sumário mais aceito do credo judeu desde então.
Em Sefer haMitzvot (O Livro dos Mandamentos), Maimônides enumerou os 613 mandamentos bíblicos e os separou em 14