A História Repensada - Keith Jenkins
A História Repensada – Keith Jenkins
Introdução
O livro foi escrito sob um duplo viés onde se propõe a responder o que é a história e a instaurar uma polêmica através da resposta que fornece.
Com relação a outros campos do saber a história encontra-se atrasada no tocante à avaliação de sua real natureza. Isto não significa que inexistam textos acerca da teoria da história, muito menos que periodicamente a escassa preocupação com a teoria da história não seja notada. “No geral, os historiadores vigorosamente práticos demais ainda fogem de discursos teóricos, e decerto os textos ocasionais sobre teoria da história não exercem pressão com o mesmo grau de intensidade que muitos textos de teoria literária, por exemplo, têm sobre o estudo da literatura.”p.19
O caminho a ser trilhado pela história se a mesma desejar modernizar-se é o mergulho na teoria de si mesma, avaliando-se e reavaliando-se com vistas à aperfeiçoar seu arsenal teórico-metodológico.
A história deve deixar de ser pensada enquanto una, como algo simples e óbvio e ser reconhecida como algo múltiplo, como múltiplas histórias cujo único traço em comum é que pretendem investigar o passado.
O que é a História
A história é apenas mais um dentre uma série de discursos a respeito do mundo. Embora tais discursos não criem o mundo, eles se apropriam do mundo e lhe infunde todos os significados que têm. A parcela relativa ao mundo que cabe ao historiador é o passado.
“A história como discurso está, portanto, numa categoria diferente daquela sobre a qual discursa. Ou seja, passado e história são coisas diferentes. Ademais, o passado e a história não estão unidos um ao outro de tal maneira que se possa ter uma, e apenas uma leitura histórica do passado. O passado e a história existem livres um do outro; estão muito distantes entre si no tempo e no espaço.”p.24
O mesmo objeto de estudo pode ser