A História do Voleibol
O Voleibol foi criado em 1885, em Massachussets, por William G. Morgan, responsável pela Educação Física no Colégio de Holyoke. Este professor de Educação Física, ao procurar criar uma nova atividade que fosse suave e motivadora, ao contrário do fatigante e competitivo basquetebol, que se pudesse praticar no inverno e que não colocasse tantos problemas de material e de ocupação como o tênis, inventou uma nova modalidade, a que chamou de “minonette” e que deu origem ao voleibol dos nossos dias.
William Morgan tentou criar uma atividade de caráter mais recreativo, que se adaptasse aos seus alunos e aos homens de negócios que frequentavam os seus cursos e que simultaneamente exigisse um grande esforço e uma movimentação variada. Teria se inspirado no tênis, uma vez que permaneceu na sua ideia uma rede a dividir o espaço de jogo, ao mesmo tempo que o jogo deveria ser jogado num recinto retangular, entre duas equipes separadas por uma rede, mantendo uma bola em movimento, até que esta tocasse no solo, ou fosse batida para além dos limites do campo.
O número de jogadores não era limitado só tinha de ser igual para ambas as equipes. O sistema de rotação era já usado, para que todos os jogadores pudessem servir.
Era um jogo que poderia ser jogado em recintos cobertos ou ao ar livre, por qualquer número de jogadores, que não precisavam de material para bater a bola, pois poderiam fazê-lo com as próprias mãos. A dificuldade estava em arranjar uma bola de grandes dimensões e de pouco peso, que se adaptasse ao tipo de jogo que se havia idealizado.
Como a bola de basquetebol era muito pesada, começou por se usar a sua câmara, o que também se tornava demasiado leve. Foi então que a firma A. G. Spalding & Brothers criou uma bola idêntica à dos tempos atuais.
A primeira demonstração pública deste jogo foi realizada em 1896 no Springfield College, durante uma conferência de diretores de Educação Física do YMCA (Young Man Christian Association). Morgan