a historia do voleibol
O vôlei foi criado em 1895 pelo americano Willian G. Morgan em Massachusetts, nos Estados Unidos, com o nome original de minonette e rapidamente foi criando novos adeptos ao decorrer dos anos pelo mundo. A Federação Internacional de Volley Ball (FIVB) foi criada em Paris no ano de 1947, e Brasil, Egito, França, Holanda, Estados Unidos, Hungria, Itália, Polônia, Portugal, Romênia, Tchecoslováquia, Iugoslávia e Uruguai foram os países fundadores. (1) http://www.cbv.com.br/v1/institucional/histvolei.asp acessado em 20/5/14.
Em 1951 foi realizado o primeiro campeonato Sul-americano de vôlei, na cidade do Rio de Janeiro, onde o Brasil foi campeão nas categorias feminino e masculino. Em 1952 foi realizado o primeiro campeonato mundial feminino. Apenas em 1964, nas Olimpíadas de Tokio, é que o esporte passou a fazer parte do programa oficial das olimpíadas.
Ao longo do tempo as regras do vôlei foram se modificando, porém a premissa é que se trata de uma modalidade coletiva jogada entre equipes compostas por até doze atletas, sendo 6 em quadra, com o objetivo de fazer com que a bola encoste na superfície da quadra adversária usando apenas toques com as mãos. A partida é realizada em uma quadra de 18 metros de comprimento por 9 metros de largura, onde uma rede de 2,43 m (masculino) ou 2,24 m (feminino) divide a quadra. Podem ocorrer no jogo até 5 sets, e a equipe que vencer 3 sets primeiro é a vencedora, onde 25 pontos devem ser alcançados em cada.
Confederação Brasileira de Vôlei (CBV)
Ao tratarmos de Seleção Brasileira devemos ter em mente o órgão responsável pela sua gestão, que é a Confederação Brasileira de Vôlei – CBV. Filiada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e à Federação Internacional de Voleibol (FIVB), a CBV é a entidade máxima do voleibol no Brasil. Fundada em 1954, atua como entidade privada de caráter desportivo, sem fins econômicos. É Responsável pelo trabalho técnico e logístico dos campeonatos de voleibol em todo