historia do voleibol
Voleibol chamado costumeiramente no Brasil apenas de Vôlei, é um esporte praticado numa quadra dividida por uma rede tendo uma equipe em cada lado. O objetivo principal do jogo é fazer a bola passar sobre a rede para tocar o chão da quadra adversária marcando pontos.
História do vôlei
O esporte foi criado por William George Morgan em 9 de fevereiro de 1895, nos Estados Unidos. Seu objetivo era criar um esporte sem que houvesse contato físico entre adversários diminuindo o risco de lesões. Inicialmente no esporte era utilizada uma câmara de ar da bola de basquete, chamada Mintonette, mas em pouco tempo ganhou popularidade com o nome de volleyball.
No ano de 1947 foi fundada a FIVB – Federação Internacional de Voleibol e dois anos depois, o esporte foi promovido acontecendo o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol, nesta ocasião somente o time masculino. Mas em 1952, surgiu a equipe feminina e logo em 1964 passou a ser uma modalidade integrante dos Jogos Olímpicos se mantendo até hoje.
Regras básicas do vôlei
- Para dar início ao jogo são necessário 12 jogadores divididos igualmente entre duas equipes. Essas equipes ficam divididas por uma rede instalada no meio da quadra, é iniciado por qualquer um dos times que estiver com o saque.
- Feito o saque as equipes devem se organizar, para evitar que a bola do adversário caia no campo e marque pontos, onde são permitidos apenas três toques na bola para então arremessá-la ao outro lado.
- É importante ressaltar que o jogador pode sim encostar-se à rede, desde que não interfira no andamento do jogo, caso aconteça o ponto é da outra equipe, além do que um mesmo jogador não pode dar mais que 2 (dois) toques seguidos na bola, exceto no caso de bloqueio.
Fundamentos do vôlei
Um time que deseja competir em nível internacional precisa dominar um conjunto de seis habilidades básicas, denominadas usualmente sob a rubrica "fundamentos". Elas são: saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e