o outro Nordeste. fichamento Cap. 1
Fichamento do livro: O Outro Nordeste, de Djacir Menezes
Sobral - Ceará
18/09/2013
________________________________________________________________________
O Outro Nordeste - Djacir Menezes CAPÍTULO III - Etnogênese das caatingas e formação histórica do cangaço
"Nas caatingas, o ameríncola participou, em larga escala, da constituição das camadas mais densas da população rural. (...) A ocupação holandesa, de 1624 a 1654, não deixaria de influir etnogênicamente nas populações litorâneas. Principalmente na Paraíba, em Pernambuco, onde foi rapidamente absorvido pelo o sangue batavo. Ma o que alguns admiram é o repontar em plena massa sertaneja, ocasionalmente, como exemplo de reversão atávica, de tipos de trços flamengos." (pág. 67)
"Ainda ocorreria acentuar a influência semita. Esta localizou-se melhor onde ganhou alento o processe econômico das trocas, nas zonas canavieiras e nas cidades onde se intensificaramas transações. A finança judia beneficiou-as, acelerando os contactos entre a colônia e os centros comerciais europeus." (pág. 67)
"Ao analisar o desenvolvimento histórico, procuramos também dados no processo, etnogênico e antropossial, a fim de evidenciar quanto possível os fatores decisivos nas culturas que se expandiram pelas zonas das caatingas. A definição das facies físico-psíquica dos grupos existentes depende apenas de fatores genéticos hereditários das raças que se cruzaram? Sim, respondem geneticistas, simplificando o problema." (pág. 69)
"A variedade antropológica dos tipos étnicos que povoavam o Brasil era enorme. Não se poderia fixar o tipo padrão, dada a divergência de caracteres, préviamente acentuados. No povoamento do Nordeste, pela a zona das caatingas, que nos interessa especialmente, o caldeamento apresentou a prevalência do contigente