A história do lixo no Brasil
Curso Técnico em Segurança do Trabalho
Gestão Ambiental
Professora: Kiara
Alunas: Guiomar A. de C.
Soares
Dayanne Mendes de
Lima
produção de Lixo na História do Brasil
Sistema de Limpeza Urbano
No
Brasil, o serviço sistemático de limpeza urbana foi iniciado oficialmente em 25 de novembro de 1.880, na cidade de São
Sebastião do Rio de Janeiro, então capital do
Império.
Nesse dia, o imperador D. Pedro II assinou o
Decreto nº 3.024, aprovando o contrato de limpeza e irrigação da cidade que foi executado por Aleixo Gary e, mais tarde, por
Luciano Francisco Gary, de cujo sobrenome origina-se a palavra gari, que hoje denominase os trabalhadores da limpeza urbana em muitas cidades brasileiras.
História da Reciclagem no
Brasil
• No Brasil foram registrados os primeiros vestígios de reciclagem em 1.896 quando catadores de lixo tinham ordens para encaminhar garrafas, ferros, folhas e outros materiais para fábricas e locais em que seriam reutilizados.
•
Mas as preocupações em relação aos problemas trazidos pelo lixo excessivo no meio ambiente ganharam força em 1.920 devido as divulgações que vinham sendo realizadas por países estrangeiros que realizavam a reciclagem do lixo.
No
ano de 1970 o país viu-se mais possibilitado a realizar com maior extensão a reciclagem do lixo, devido ao surgimento e criação de novas ferramentas e produtos que facilitavam a realização de cada processo para a reciclagem do lixo.
A
partir dai surgiram vários projetos e programas de incentivo a reciclagem do lixo procurando conscientizar a população brasileira de como é danoso ao meio ambiente e consequentemente a todos os seres vivos esses descarte excessivo de lixo que é realizado diariamente e que prejudica todo o ecossistema do planeta.
O Brasil produz 3 milhões de toneladas de lixo a mais em 2013
•
O aumento foi de 4,1% em relação ao ano de 2012. O que