A História do Computador
IMRSI – Arquitetura de Sistemas
Ricardo Quintino e Fernando Quintino
27/02/2014
Índice
Índice de Ilustrações
Introdução
Este trabalho tem como objetivo explorar a temática da história dos computadores. Foi utilizada a Internet como forma de pesquisa na elaboração do mesmo. É apresentado de forma cronológica a história e a evolução dos sistemas computacionais desde a pré-história até aos dias atuais, nele são também abordadas algumas das suas características.
Os Primeiros Aparelhos
Ao contrário da maioria das grandes invenções da história, não podemos dizer que o computador tenha um inventor. O computador passou por um processo evolutivo tão expressivo quanto sua importância para a sociedade contemporânea. Tudo começou há aproximadamente 4000 A.C com a necessidade dos povos antigos de realizar contagens. Assim, quando se chegou ao momento em que tais cálculos não poderiam ser feitos apenas com os dedos ou com pedras, começaram a ser projetados novos aparelhos que pudessem desenvolver cálculos de forma a facilitar cálculos mais complexos.
O primeiro aparelho desse género foi o ábaco, um aparelho mecânico constituído por hastes paralelas e contas (pequenas esferas) que poderiam ser movimentadas e, de acordo com sua posição, representava o número trabalhado. O aparelho possibilitava cálculos até 5 dígitos, e, quando utilizado com habilidade, desenvolvia cálculos tão rapidamente quanto uma calculadora moderna. Atualmente, o ábaco ainda é utilizado por comerciantes em algumas regiões da Ásia.
Depois do ábaco foram criados outros aparelhos, também analógicos, capazes de realizar cálculos, como os Ossos de Napier no sec. XVII, a Pascalina em 1642 (primeira calculadora mecânica do mundo), a máquina de Leibniz que era também uma calculadora mas superior à que for criada por Pascal.
Figura - Ossos de Napier
Em 1801, Joseph-Marie Jacquard criou aquela que pode ser considerada a primeira máquina