A história de buritis
Oficialmente em meados de 1970 o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA iniciou a implantação de projetos para a colonização do então Território Federal de Rondônia. Em 1974 deu início então à implantação dos projetos de assentamentos Marechal Dutra e Burareiro na região da antiga Vila Ariquemes, a qual foi elevada a categoria de município em 1977. O desenvolvimento da Vila Ariquemes possibilitou a formação de outras cidades na região dando início ao processo de desenvolvimento regional.
Na década de 80, precisamente em 18 de maio de 1988 o INCRA inicia o Projeto de Assentamento Buriti o qual originou a cidade de Buritis no início da década de 90. O município de Buritis foi criado em 27 de dezembro de 1995, onde o então governador do Estado de Rondônia Valdir Raupp de Matos sancionou a Lei 649. Para a formação do município de Buritis foram desmembradas áreas dos municípios de Campo de Novo de Rondônia e Porto Velho. Finalmente em 1 de Janeiro de 1997 o município de Buritis foi instalado.
História Regional de Buritis
Muitos desconhecem, mas o território rondoniense teve sua exploração iniciada por exploradores como por exemplo, entre 1647 e 1650 pelo bandeirante paulista Antônio Raposo Travares com sua passagem pelos vales do Guaporé, Mamoré, Madeira e Amazonas. Outra expedição ocorreu em 1723, pelo sargento-mor Francisco de Melo Palheta o qual fez o levantamento do Rio Madeira.
O início da ocupação da região onde situa o Estado de Rondônia tem sua origem com a fundação da aldeia de Santo Antônio do Rio Madeira, localizada na primeira cachoeira do Rio Madeira.
Os rios Madeira, Mamoré e Guaporé formavam uma hidrovia utilizada por embarcações entre 1754 e 1800 surgindo então diversos povoados às margens destes rios. Entre os anos de 1776 e 1783 foi construído o Real Forte Príncipe da Beira no Vale do Rio Guaporé.
A Partir de 1877 iniciou o Primeiro Ciclo de Extração do Látex dando início à ocupação das