A história da midia (criação de artigo)
A mídia, que foi é e sempre será um dos fatores que mais influenciam o avanço da comunicação e do marketing na maioria das regiões, já é efetuada desde os tempos passados. Encontrada em um período no qual não desfrutava de recursos tecnológicos ou outro tipo de inovação que é possível ser visto hoje, era obtida, com uma maior dificuldade, através de escritas em pedras e algumas outras técnicas de divulgação existentes em determinadas regiões nos tempos antigos. Há também um exemplo muito significativo encontrado na Bíblia, um dos livros mais lidos e importantes com relatos de acontecimentos históricos, no livro do profeta Habacuque, no capitulo dois, versículo dois: “Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão, e torna-a bem legível sobre tabuas, para que a possa ler o que correndo passa”. (BÍBLIA SAGRADA, 1995, p.495) Esse é um exemplo perfeito de mídia, nele é usada uma estratégia para chamar a atenção de todos que passassem, até mesmo correndo. A mídia baseia-se nisso: ter atenção e tentar influenciar ao máximo o pensamento das pessoas a quem foi destinada. Mas afinal, o que significa mídia?
Para melhor compreender o que significa a mídia no processo da comunicação, seria interessante apresentar a sua origem. Mídia é o plural da palavra médium, que em latim significa meio. Foi adotada pelos americanos (media), e posteriormente “aportuguesada” para Mídia.
A Mídia é absolutamente parte integrante do processo mercadológico e podemos dizer que, se a propaganda é uma função de marketing, a Mídia, por sua vez, é função da propaganda. Deve ser entendida como investimento para geração de resultados.
Dentre tantas funções, podemos sintetizar que sua função básica é propor caminhos para que a mensagem chegue ao público-alvo. Porém com o passar do tempo, essa tarefa se tornou bem mais complexa, exigindo do profissional um conhecimento mais específico e aprofundado dos diversos meios de comunicação. (DUGUAY, 2012, p.01).
Por