A história da informática e suas contribuições para o design.
Para entender bem o que é, como surgiu e como ela está inserida no contexto do século XXI vamos a análise da palavra que a define. “Informática”: trata-se da junção de duas outras palavras: “informação” (dados estruturados num contexto) e “automática” (processar, armazenar e comunicar). Essas palavras definem os principais objetivos que foram atingidos através do computador, a necessidade de se obter e fazer o tratamento da informação de forma automática, codificando e decodificando mensagens. O meio mais comum usado pela informática são os computadores, pelos quais hoje em dia é possível ter acesso a muita informação de maneira mais rápida. É possível também conversar com qualquer pessoa em tempo real, procurar emprego, comprar, fazer cursos à distância, elaborar trabalhos escritos como esse e tantas outras coisas. Em resumo a palavra Informática define a transmissão/condução da informação automática de dados decodificados.
Informática é o conjunto das ciências da informação do qual fazem parte: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas. Ela se vale de técnicas e equipamentos que possibilitam o seu processamento de modo a obter informação que depois poderá ser armazenada e/ou transmitida.
Estamos tão acostumados a ligar sua utilidade somente ao computador que poderíamos afirmar que ela é a ciência que estuda o processamento automático da informação por meio do computador. Mas na verdade ela é a ciência que trata do processamento racional da informação através da utilização de máquinas automáticas (qualquer que seja ela), sendo a mais utilizada o computador.
Existe informática em quase tudo o que fazemos/vemos: ao ligar o micro-ondas; ao circularmos no trânsito nos deparamos com semáforos, sistemas de segurança de empresas; nos controladores de aviões e metrôs, na produção de energia elétrica, na industrialização