A história da arte
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
NORMAL SUPERIOR
MARIA APARECIDA MENDES LACERDA DA SILVA
A HISTÓRIA da ARTE
Ribeirão das Neves
2008
maria aparecida mendes lacerda da silva
A HISTÓRIA da ARTE
Trabalho apresentado ao Curso (Normal Superior) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino de História e Fundamentos e Metodologias do Ensino de Artes.
Ribeirão das Neves
2008
[pic]
[pic]
A escola, na perspectiva de construção de cidadania , precisa assumir a valorização da cultura de sua própria comunidade e, ao mesmo tempo, buscar ultrapassar seus limites, propiciando as crianças pertencentes aos diferentes grupos sociais o acesso ao saber, tanto no que respeito aos conhecimentos socialmente relevantes da cultura brasileira no âmbito nacional e regional como no que faz parte do patrimônio nacional da humanidade.
Observando as reproduções da obra de arte de Jean Baptiste Debret, pude observar que a figura número 1 “Jantar (família rica)” mostra a mesa farta dos senhores, os escravos à disposição dos patrões, no lado direito da figura, aparece uma senhora escrava que parece estar à disposição dos patrões, os filho dos escravos brincando com o filho dos patrões, os escravos bem vestidos, todos em total harmonia. A figura número 2 “Uma senhora brasileira em seu lar”, mostra mulheres costurando, junto com as escravas, uma criança livre e outra escrava, brincando juntas, a senhora sentada no banco, às escravas sentadas no chão, em cima de uma esteira. Os sentimentos que estas duas telas,nos transmite muito realismo da escravidão humana, o dia-a dia da vida dos escravos e os senhores da casa grande de uma época em o Brasil era um império escravista. A satisfação dos senhores é bem nítida nas telas, e nos