Pré história em goiás
Goiás tem sua primeira ocupação humana datada entre 11000 e 9000 a.C., com vários sítios arqueológicos espalhados por todo Estado, nos municípios de Serranópolis, Caiapônia, Formosa e Niquelândia. Muitos acreditam que os primeiros habitantes do Brasil viveram em Goiás.
A maioria dos sítios está localizada sob rochas, em cavernas, onde são encontradas pinturas e gravuras de grupos de ceramistas agricultores. Os sítios a céu aberto são associados a grupos de caçadores e coletores.
As representações nas paredes geralmente mostram animais comuns àquele determinado grupo, como lagartos, macacos, emas e vários outros animais. No município de Formosa, as figuras apresentam formas mais geométricas, estilo característico da região.
O primeiro representante da espécie humana a habitar a região foi o Homem Paranaíba, que era um caçador-coletor, possuindo alguns artefatos para a caça. Outro grupo também que faz parte dos primeiros habitantes de Goiás é o que viveu na área do município de Serranópolis, onde sofreram com mudanças climáticas e mudaram alguns hábitos.
Aqui viveram os índios ceramistas que se destacaram por desenvolverem a produção de utensílios feitos de cerâmica. Esse grupo se divide em quatro tradições: Una, Aratu, Uru e Tupi-Guarani, sendo estes os mais recentes e que viviam em aldeias do Alto Araguaia e na Bacia do Tocantins. Várias são as tribos que foram encontradas em território goiano, começando pelos próprios Goyá, que deram origem ao nome do estado. A tribo está extinta e acredita-se que seja de origem Tupi. Além dos goyá, habitavam a região os índios caiapós, acroás, bororos, carajás, xavantes, xerentes e xacriabás, em sua maioria seminômades, caçadores e coletores, vivendo em aldeias, praticando a cultura de mandioca.
Os primeiros contatos entre índios e brancos se deu no século XVI. A expedição mais antiga que se tem notícia é a de Domingos Luis Grou e Antônio Macedo, em 1590-93. Muitas outras vieram depois. Do sul vieram os