A história da América
Sobre a obra de Todorov, podemos destacar a divisão de capítulos, nomeados em Descobrir, Conquistar, Amar e Conhecer.
O segundo capítulo Conquista, dividido em As razões da vitória, Montezuma e os signos e Cortez e os signos, o autor busca mostrar os motivos da vitória espanhola frente os Astecas e falar sobre duas pessoas importantes nesse contexto Montezuma e Cortez. Logo no início em As razões da vitória, o autor busca todas as possibilidades que podem ter levado os espanhóis à vitória.
Logo de início sobre a guerra, algumas possibilidades são enumeradas por Todorov, são elas, o estranho comportamento de Montezuma, a tecnologia de armas espanholas e a comunicação. Sobre o comportamento de Montezuma, é muito estranho como o mesmo não opta pela guerra, e procura paz com os espanhóis, uma explicação para tal, estaria na religião asteca e como uma das táticas de guerra Asteca.
No aspecto religioso os astecas acreditavam muito nas profecias ditas pelos sacerdotes, assim como nos sonhos, logo quando a profecia era positiva, eles buscavam fazer de tudo para que se realizasse, sendo assim que Montezuma previu uma derrota e assim não queria ver seu povo morto. Sobre á tática de guerra, a principal consistia em Montezuma conhecer as táticas do adversário, então como os astecas não conseguiram compreender os espanhóis, Montezuma pode ter sedado por vencido.
Em relação a tecnologia das armas, os espanhóis já utilizavam a pólvora, porém esse fator não tem maior importância pois mesmo tendo armas de fogo, elas não eram tão rápidas a ponto de superar o número superior de mexicanos. E sobre a comunicação espanhola, esse fator poder sido o grande motivo da vitória, pois Cortez, contou com tradutores, Aguilar e Malinche dadas pelos maias aos espanhóis, ela