a historia
Exemplo de um poema de Carlos Drummond de Andrade, em que o autor retrata seus sentimentos, sua própria alma a começar pelo próprio título:
Poesia
“Gastei uma hora pensando um verso
Que a pena não quer escrever.
No entanto, ele está cá dentro
Inquieto e vivo.
Ele está cá dentro
E não quer sair,
Mas a poesia deste momento
Inunda minha vida inteira”
Existem três tipos de poemas:
Poema Lírico: O autor expressa sua visão pessoal ante ao mundo em que vive. Nele anuncia o que vê, ouve, sente e pensa. Alguns possuem musicalidade, ritmo e rima marcantes semelhantes a alguns tipos de música. Exemplo: Baladas, hinos, idílios, odes e sonetos.
Poema Narrativo: Nele conta-se uma história extensa, com ambientes, personagens, episódios. Um exemplo maravilhoso de poema narrativo da língua portuguesa é os Lusíadas de Luís de Camões. Incluem as baladas, fábulas e epopéias.
Poema Dramático: Muito parecido com o poema narrativo, difere-se apenas porque esta história é narrada em forma de falas, diálogos dos personagens. Algumas peças de teatros escritas em versos podem ser consideradas como poesias dramáticas.
Prosa :Um texto que apresenta uma análise um comentário, uma narração ou uma descrição basicamente criada em linguagem denotativa. É uma forma escrita contínua. A prosa em seu sentido literário deve ser entendida em confronto com o conceito de poesia. A prosa designa um texto onde o autor se preocupa em criar uma representação por meio de personagens do mundo interior, interagindo num determinado espaço e durante certo tempo. À prosa