a historia
A historia passa por vários processos diferentes, ou seja, varias mudanças. Em cada época o homem aprende a se relacionar com o meio em que vive.
Quando a visão de mundo é compartilhada, isto é, quando em uma época, em uma sociedade, em uma cultura, há um consenso. Para explicar os acontecimentos e responder aos questionamentos da época. Cada geração assimila a herança cultural dos antepassados, ao mesmo tempo em que estabelece projetos de mudanças.
A historia resulta da necessidade do homem de reconstruir o passado, relatando-o e interpretando-o, porque compreendendo o passado, nos ajuda a dar sentido ao presente e projetar o futuro. O homem não vive isolado. Ele faz parte do universo, de um contexto histórico, social, político, econômico e cultural. Á medida que cria e constrói seu trabalho, modifica o mundo ao seu redor. Essas mudanças ocorrem em âmbito mundial e afetam a realidade, inclusive o campo educacional, uma vez que os fatos não se manifestam de maneira desconectada. Em cada fato é possível identificar valores, princípios e interesses que representam um modo de ver o mundo.
Atividades
O homem aprende a ser homem, através dos conhecimentos obtidos ao longo de sua vida. Ele não nasce pronto, é um vir a ser, ele se humaniza através das relações que constrói.
Desde criança ele aprende, a conviver com um mundo cheio de inovações e descobertas, através do trabalho ele se autoproduz, ao mesmo tempo em que produz sua própria cultura. Á medida que a criança se relaciona com o outro, ela toma para si os significados, os modos de agir, de sentir e de perceber o mundo, os quais foram construídos historicamente pelos homens e estão a nossa disposição no momento em que nascemos.
O meio cultural, as pessoas ali inseridas, com a comunidade, a escola: essa multideterminaçao faz com que cada individuo de modo diferenciado participe ativamente das interações com esses segmentos.
A formação e o desenvolvimento do