A Historia Do C Non Do Novo Testamento C Pia
MARCOS ANTONIO CABRAL DIAS
Introdução
O presente texto é uma tentativa de compreender como se deu a formação, seleção e a conclusão do cânon, que resultou na coleção dos vinte sete livros que conhecemos hoje, como o “cânon do novo testamento”.
Compreendendo o contexto histórico A historia do cânon do novo testamento só pode ser contada, graças à obediência a inspiração divina por parte dos escritores e também pelo zelo das comunidades do século I, que se preocuparam em preservar os livros após a morte das testemunhas oculares. É certo que as comunidades do primeiro século, inicialmente ainda não consideravam os vinte sete livros do novo testamento, assim como os consideramos hoje, ou seja, como “Sagrada Escritura”, mas apenas o velho testamento.
Porém isso não quer dizer que essas comunidades não valorizassem tais escritos, muito pelo contrario, pois podemos perceber claramente a ação Divina pelo fato de que, mesmo esses livros não sendo encarados como escritura pela igreja do século I, eles já circulavam em quase todas as igrejas, e eram aceitos como material importante para a vida diária e a doutrina nas comunidades.
Compreendendo a etimologia da palavra cânon
O significado da palavra cânon teve seu inicio através da palavra grega “κανων”, que em seu significado antigo era vara ou régua de madeira, igual as dos pedreiros e carpinteiros dos nossos dias. Esta palavra tinha diversos significado como por exemplo: na gramatica significava uma regra, na cronologia era uma tabela de datas, mas parece ter sido na literatura que a palavra cânon recebeu mais relevância, pois na literatura representava uma lista de escritos que quando comprovados podiam ser atribuídos a um determinado autor.
Pelo fato de ter havido grandes debates por parte da igreja que sempre defendeu as doutrinas e os ensinamentos de Jesus, contra os que tentavam espalhar heresias e escritos pagãos no seio das comunidades cristãs. Por isso se fez necessário