A historia do pretoleo
A história do petróleo
de Sonia Shah
Tradução de Marcelo Ferroni
Formato: 14x21 – 240 páginas – R$ 36
ISBN 978-85-254-1654-4 Código de barras: 9788525416544
“Nos anos 1850, as pessoas no noroeste da Pensilvânia notaram a mancha negra que flutuava sobre as fendas e nascentes. Ao recolhê-la da superfície da água, ou ao embeber os trapos nessa água oleosa, usaram o líquido da água para a primeira coisa que lhes passava pela cabeça naquela época: tentar conter a miríade de doenças que as atormentava.”
Assim começa a era do ouro negro. O livro de Sonia Shah conta a história do petróleo, desde as circunstâncias da sua formação, milhões de anos atrás, até a atualidade, quando ele se tornou um elemento indispensável à vida moderna. O que emerge desse preciso relato é um grande drama humano, repleto de descobertas e inovações, riscos e promessas de riqueza.
Lançando mão de informações econômicas, sociais, políticas, históricas e antropológicas, Shah reconstrói a trajetória desse precioso líquido para tentar entender como uma sociedade baseada no óleo cru, cuja demanda cresce 2% ao ano enquanto o fluxo de óleo declina de 3% a 5% no mesmo período, se estruturará nas próximas décadas. Para isso, a jornalista usou como base, além das fontes oficias, o que ela chamou de “literatura” cinza: relatórios inéditos, resenhas e comentários de pessoas envolvidas na indústria petrolífera, sejam elas executivos, estudiosos, ativistas ou trabalhadores.
A jornalista percorre o caminho natural do produto mineral, ou seja, seu relato inicia no fundo do mar, onde, depois de milhões de anos, os sedimentos orgânicos compostos em boa parte por carbono se transformaram em petróleo. Fica-se sabendo que, se não fosse pelo movimento das placas tectônicas, a substância nunca seria encontrada, e que desde o seu descobrimento até os dias atuais, a grande dificuldade em relação ao petróleo é relacionada à sua extração: hoje em dia, um sexto de toda a economia global é dedicado