engenharia genetica e biocombustíveis
FONTE: WIKIPÉDIA
A crescente demanda de tecnologia nas diversas áreas de Medicina, Odontologia, Biologia e áreas afins provocou um desenvolvimento tecnológico específico. Além da tecnologia pura, propriamente dita, houve um desenvolvimento paralelo de técnicas e teorias físicas e matemáticas, visando a melhor compressão dos fenômenos biológicos. A idéia de se formar um grupo de pesquisa justifica-se, por um lado, pela demanda crescente de novos estudos e, por outro lado, pela necessidade de se capacitar profissionais com formação em Ciências Exatas e/ou Biológicas para atuar na área de Engenharia Biomédica, tanto na docência e pesquisa quanto em desenvolvimento tecnológico, visando atender à demanda existente em Instituições de Pesquisa, Empresas de Desenvolvimento Tecnológico, Hospitais e Centros Médicos.
FONTE: CENTRO DE PESQUISA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU
Engenharia genética e modificação genética são termos para o processo de manipulação dos genes num organismo, geralmente fora do processo normal reprodutivo deste. O objetivo é de introduzir novas características num ser vivo para aumentar a sua utilidade, tal como aumentando a área de uma espécie de cultivo, introduzindo uma nova característica, ou produzindo uma nova proteína ou enzima.
A clonagem de genes é uma técnica que está sendo largamente utilizada em microbiologia celular na identificação e na cópia de um determinado gene no interior de umorganismo simples empregado como receptor, uma bactéria, por exemplo. Este processo é muito importante na síntese de alguns sub-produtos utilizados para o tratamento de diversas enfermidades.