A historia das coisas
O filme mostra as cincos etapas da economia das matérias que são: extração, produção, distribuição, consumo e tratamento do lixo. Este tipo de sistema está em crise, porque se trata de um sistema linear. Em todas as etapas deste sistema, ele interage com a vida real, mas essa vida ela não acontece em uma página branca e sim em sociedades, culturas economias e no ambiente e durante as etapas do sistema a vida vai se chocando com seus limites.
Entretanto, umas das coisas mas importante deste sistema são as pessoas, que vivem e trabalham no sistema, da extração ao tratamento do lixo. Outro ponto bastante interessante neste sistema é que, quem não consome não tem valor, isso mesmo, aquelas pessoas que não tem o hábito de consumir não tem nenhum valor para esse sistema.
Depois da produção os produtos são distribuídos para os mercados, que vendem o produto o mas rápido possível, com preços lá em baixo.
A seta dourada é o ponto chave desse sistema, apenas esse ponto aparece na mídia, porque o mesmo nos incentiva a consumir, como se só isso importasse. Por essa razão nos tornamos uma nação de consumidores. Trabalhamos para isso, a mídia nos induz a comprar cada vez mais e mais.
O mas incrível é que 99% das coisas que cultivamos, vira lixo em apenas seis meses. Isto porque, uma das iniciativas dos governos é a obsolescência planejada e perceptiva.
A obsolescência planejada é outra forma de dizer, criado para jogar fora. A obsolescência perceptiva convencem-nos a jogar fora o que ainda é útil.