A historia da formaçao da França
A história da formação do Estado Nacional Francês inicia-se na Idade Média no século VIII, quando o imperador Carlos Magno deu início ao Império Carolíngio. Com o fim da dinastia Carolíngea, no século X, subiu ao trono Hugo Capeto, dando início ao reinado da dinastia Capetíngea.
Entre 1215 e 1314, quando Felipe IV foi coroado rei da França, convocou-se pela primeira vez e que ficou conhecido como Estados Gerais, ou seja, a reunião de representantes de diversos grupos e regiões do reino.
A consolidação desse Estado nacional só foi possível após a vitória francesa na Guerra dos Cem Anos, que ocorreu em 1337 e 1453. Com a expulsão dos ingleses do território francês, a autoridade do rei se fortaleceu, apoiada pelos comerciantes.
historia da formação de Portugal
A formação de Portugal teve origem, em 1093, com as terras doadas pelo rei Afonso VI a Henrique de Borgonha, juntamente com seu compromisso matrimonial com a filha ilegítima do rei, Dona Tereza. As terras compreendiam um território limitado ao norte pela Galícia, na altura do rio Minho, e ao sul pelo rio Douro. Essa região compreendia o antigo condado de Porto Cale. D. Henrique chamou a região de “Província Portucalense” ou “Condado Portucalense”.
Com a morte de D. Henrique, seu filho D. Afonso Henrique, conde de Porto Cale, que tributa vassalagem ao primo Afonso VII, herdeiro do domínio de Aragão, Leão e Castela, rompe as leis da hierarquia, desejando consolidar a independência do condado herdado por seu pai. Em 1128, com 17 anos, arma-se a si próprio cavaleiro (o que caberia ao rei, seu primo) e presta vassalagem diretamente ao Papa. Essa atitude não apenas satisfez à Igreja na tarefa de expandir o cristianismo e expulsar os árabes, como também estender os limites do condado e alcançar a verdadeira independência. Bem sucedido, onze anos mais tarde, proclama-se rei. Assim nasce Portugal, logo mais transformado em nação.
Afonso VII é induzido pelo Papa a reconhecer os