A historia da educação
Maria Margarete dos Santos Rodrigues
Prof.ª Vanilde Galvane Bagio Moraes
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0633) – Historia da Educação
05/11/2012
RESUMO
Com a chegada dos Portugueses ao Brasil trazendo na bagagem sua ganancia e suas ideias de exploração econômica, tem inicio um capitulo importante da nossa historia. E sabido que os exploradores não tinham a mínima intenção em formar um povo com censo crítico, bem formado e com possibilidades de desenvolvimento. Começamos então a perceber como será dura a luta evolutiva da Educação no Brasil. Com a Chegada dos Jesuítas trazendo sua pedagogia de ensino, em primeiro plano voltada a catequização dos índios e em segundo plano criando a formação educacional leiga tem início o processo Educacional Brasileiro. Cabe ressaltar que o trabalho dos jesuítas não era muito bem aceito pela coroa portuguesa. A historia do Brasil no que tange a Educação passa pela chegada da Família Real ao Brasil e segue com o primeiro e segundo império com sua educação elitista, seguindo no período republicano já com algumas medidas politicas de organização da educação e destacando também a era Vargas, Paulo Freire, culminando com a Republica nova com destaque a algumas evoluções contemporâneas.
Palavras-chave: Educação. Escola. Evolução. Governos. Constituição. Politica.
1 – INTRODUÇÃO O homem enquanto ser social relaciona-se entre os individuos no espaço e no tempo. Desta forma cria um vinculo historico relatando suas experiencias presentes e passadas. Notamos ai a importancia fundamental de conhecermos o passado para então, desta forma prepararmo-nos melhor para presente e consequentemente para o futuro.
Raimundo Campos em seu livro Historia Geral na pagina 2 (dois) nos relata que “a historia como tantas outras ciências nos ensinam a viver”.
Até agora procuramos destacar a importância da historia na vida dos indivíduos. Para