A historia da contabilidade
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILINGUE
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE
A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
LÍVIA TAMIRES OLIVEIRA CONOR SALLES
TALES ANTONIO MAGALHÃES SILVA
Belém, Pará
2012
SUMÁRIO
1 – HISTÓRIA DA GERAL DA CONTABILIDADE
1. ORIGEM
A contabilidade, como prática, pode ser observada desde as civilizações antigas, no momento em que o homem passou a produzir seu próprio sustento. O estabelecimento de um habitat fixo desencadeou a organização de atividades produtivas como a plantação e o pastoreio, que, por mais rústicos que poderiam ser, demandavam um senso de controle quantitativo, que era realizado através de gravuras nas paredes ou tabuletas e também por meio de objetos, onde relacionavam a quantidade de gado com a mesma quantidade de pedras, por exemplo.
Mais tarde, com a organização e desenvolvimento de novas técnicas agrícolas e de criação de animais, houve um aumento significativo da produção, possibilitando a existência os excedentes e, por conseguinte, como maneira de livrarem-se destes, surgiu a primeira atividade comercial: o câmbio. Todavia, a dificuldade de estabelecer valores dos objetos de troca gerou a necessidade de criação da Moeda e, com ela, as atividades de compra e venda. Assim como as atividades comerciais, as relações interpessoais evoluíram e as civilizações tornavam-se complexas; Havia divisão de terras, relações empregatícias e locatícias. A necessidade de documentar os ganhos, as perdas e as negociações era cada vez mais evidente.
A prática mais concisa e consolidada dessa documentação, só foi possível através do conhecimento da escrita, pela invenção dos sumérios (conhecido como Pictografia, gráficos simplificados), em 3100 a.C. e, mais tarde, do alfabeto, inventado pelos