A HISTORIA DA CONTABILIDADE ATRAVES DOS TEMPOS
A contabilidade e tão antiga quanto a origem do homem. É possível localizar os primeiros os primeiros exemplos completos de contabilização, portanto, seguramente no terceiro milênio a. C, na civilização da Suméria e da Babilônia, no Egito e na China. Mas é provável que algumas formas mais rudimentares de contagem de bens tenham sido realizadas bem antes disto, talvez por volta do quarto milênio a. C Entretanto o homem primitivo, ao inventariar o numero de instrumentos de caça e pesca disponíveis ao contar seus rebanhos, ao contar suas ânforas de bebidas, já estavam praticando uma forma rudimentar de contabilidade.
É logico que a contabilidade teve uma evolução lenta ate o aparecimento da moeda. Na época da troca pura e simples de mercadorias, os negociantes anotavam as obrigações, os direitos e os bens perante terceiros, porem, obviamente, sem avaliação monetária. Entretanto, a preocupação com as propriedades e a riqueza e uma constante do homem da antiguidade (como também e hoje), ele teve de aprimorar seu instrumento de avaliação da situação patrimonial à medida que as atividades foram-se desenvolvendo em dimensão e complexidade. A contabilidade reflete um dos aspecto mas dominante do homem, pois ele pode comparar uma situação inicial com outra mais avançada no tempo. Isso caracteriza a essencialidade da função contábil.
3 - CRÔNOLOGIA DA CONTABILIDADE
Vamos descrever os períodos da Contabilidade, desde a sua mais remota origem ate os tempos atuais: Origem do homem e a Bíblia (~ 4.000 a. C.)
Livro de Gênesis
Rebanhos de Jacó e seu sogro Labão, Livro de Jô considerado o mais antigo da Bíblia, descrição de sua riqueza.
Egípcios e Babilônios (~ 3.000 a. C.)
Transações em cerâmicas relatam pagamentos de salários e impostos. Luca Pacioli (século XIII e XVI d. C.)
A contabilidade atingiu sua maturidade entre os séculos XIII e XVI d. C. (comercio com as Índias,