a historia da ciência e da pesquisa
Ao refletirmos o que é História da Ciência e da pesquisa, logo associamos as duas palavras História e Ciência. Então deduzimos que História, no senso comum, está associada a acontecimentos e nomes históricos. Igualmente acontece com a Ciência, associa-se a palavra à descoberta de uma medicação nova, a uma pesquisa sobre algum novo vírus ou bactéria, á cura de uma doença, descobertas no campo arqueológico; no entanto, as coisas não são tão simples, não basta intuir ou fazer a junção das palavras para que o resultado seja História da Ciência, neste contexto estão envolvidas questões mais complexas.
A História da Ciência e da pesquisa se desenvolveu dentro da própria Ciência, mais perto dos princípios, das causas e da teoria do que da história propriamente dita. Com o passar do tempo, a História da Ciência começa a usar estratégias, metodologia e procedimentos próprios da História, porém com algumas características específicas.
Aos poucos, a História da Ciência foi se desenvolvendo, filtrando e adequando elementos da História que combinavam com elementos de diferentes áreas do conhecimento e das ciências, tornado-se assim, um campo multidisciplinar.
Hoje temos uma História da Ciência e da pesquisa complexa, com metodologia e procedimentos específicos, que inclui de maneira coerente, variados conhecimentos vindos das mais diferentes áreas.
Desse modo, a História da Ciência é um campo único de pesquisa, com vida própria, e ao mesmo tempo, em constante interação com diversas áreas, oportunizando conhecimentos e levando-nos à possibilidade de recuperar e acompanhar a construção e o desenvolvimento do conhecimento produzido pela cultura humana.
A História da ciência e da pesquisa, contribui para o ensino, a pesquisa e a formação dos estudantes de uma maneira mais ampla e com significado. Tornando-se um campo com formas alternativas de pensamento e multidisciplinar.
Quando estudamos a evolução histórica da ciência e da