a historai
Coxilha dos Piegas, 07 de outubro de 2014.
Conteúdos: Propaganda, Verbo no imperativo, Criatividade e Recorte
Objetivos:
Possibilitar aos alunos identificarem os verbos de comando no imperativo no gênero propaganda e saberem a função que esse verbo desempenha na frase, qual seja, induzir o interlocutor a realizar a ação expressa por esse verbo.
Participar da aula com entusiasmo e alegria. Desenvolvimento: 1º momento: Para ativar o conhecimento prévio dos alunos, será perguntado aos mesmos:
Qual a propaganda atual que vocês acham mais legal, mais criativa? Por quê?
Há alguma propaganda que não passa mais na televisão, mas de que vocês se lembram até hoje?
Após, será selecionado algumas propagandas que contenham verbos no modo imperativo e levá-las para os alunos. A maneira mais recomendada para trabalhar esse gênero é com data-show, uma vez que este equipamento possibilita a visualização das cores utilizadas. Não sendo possível, pode-se usar o retroprojetor, ou, ainda, fotocópias.
O imperativo é o modo verbal pelo qual se expressa uma ordem, pedido, orientação ou conselho. Este modo pode ser afirmativo ou negativo.
Formação do modo imperativo[editar | editar código-fonte]
No imperativo, não existe a primeira pessoa do singular (eu). Pode-se posicionar os pronomes após os verbos.
Afirmativo
Segunda pessoa (singular e plural): usa-se o verbo conjugado nas segundas pessoas do singular e plural, respectivamente, do presente do indicativo, cortando-se a última letra s.
Exemplo 1: Corre (tu) até aqui.
Terceira pessoa (singular e plural): usa-se o verbo conjugado nas terceiras pessoas do singular e plural, respectivamente, do presente do subjuntivo.
Exemplo 1: Corra (ele,ela) até lá.
Primeira pessoa (apenas plural): usa-se o verbo conjugado na primeira pessoa do plural do presente do subjuntivo. Não se corta a letra s.
Exemplo 1: Façamos (nós) aquilo.
Negativo
O modo negativo requer que um advérbio negativo preceda o verbo conjugado.